CS da ONU revoga sanções contra 2 companhias de petróleo da Líbia

Cipping

NOVA YORK – O Conselho de Segurança das Nações Unidas revogou nesta sexta-feira as sanções contra duas companhias de petróleo da Líbia e afrouxou as restrições sobre quatro bancos, com objetivo de acelerar a recuperação do país da guerra civil que levou à queda do regime de Muamar Gadafi.

Por unanimidade, o Conselho de Segurança adotou uma resolução que descongela os ativos da Libyan National Oil Corporation e da Zueitina Oil Company. A medida também permite que o Banco Central da Líbia, o Banco Estrangeiro Líbio, a Autoridade de Investimento Líbia e a Carteira de Investimento Líbio-Africana a comprar ajuda humanitária, combustível, energia elétrica e apoiar os esforços para fortalecer o governo e a economia do país.

A resolução afrouxou o embargo de armas contra a Líbia – isso permitirá que a ONU e o Conselho Nacional de Transição (CNT)  levem armas leves ao país. E ainda revogou a proibição de todos os voos feitos por aviões líbios.

O Conselho de Segurança também estabeleceu uma missão para promover a recuperação econômica, restaurar a segurança pública e os serviços, proteger os direitos humanso e coordenar a entrega da ajuda internacional.

Fonte: Bloomberg via Valor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s