Comando Militar do Oeste promove entrevista coletiva sobre a Operação Ágata 2

O Comando Militar do Oeste promoveu, no dia 16 de setembro, uma entrevista coletiva para apresentar os detalhes da Operação Ágata 2, que está em andamento nos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Esta Operação é uma ação conjunta entre os Ministérios da Defesa e da Justiça e , além das Forças Armadas, contará com a atuação da Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, IBAMA e das forças estaduais.

O objetivo principal da operação é intensificar as atividades de vigilância, patrulhamento e combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais em toda a área de fronteira. A operação foi dividida em três etapas: inicialmente houve o levantamento de informações, efetuado pelos setores de inteligência de todos os órgãos envolvidos; em seguida estas ações de inteligência foram somadas a ações pontuais, que prepararam a chegada dos grandes efetivos na área de fronteira.

Agora a Operação entra em sua terceira e maior fase, a da presença ostensiva de militares e agentes na região de fronteira, estabelecendo Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, permanentes ou temporários, e fiscalizando, de modo mais intensivo, todo o movimento de pessoas e veículos na região.

Também estão previstas ações de repressão ao contrabando, checagem de aeronaves e abastecimento, patrulha naval nas calhas dos rios, revistas de veículos e embarcações, interceptação de aeronaves suspeitas e ações cívico-sociais em comunidades carentes.

Uma novidade da Operação Ágata 2 será a utilização de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) que atuarão, inicialmente, na região de Foz do Iguaçu (PR) e de Santa Rosa (RS).

Em Mato Grosso do Sul, o efetivo empregado será de cerca de 2500 militares, sendo 300 da Marinha, 1600 do Exército, e 450 da Força Aérea Brasileira.

Fonte: http://www.agata2.mil.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s