Brasil vota a favor de reconhecimento de governo interino líbio na ONU

Clipping

A representação do Brasil na ONU votou nesta sexta-feira a favor do reconhecimento do governo de transição da Líbia como representante oficial do país.

Com a medida, os integrantes do Conselho Nacional de Transição (CNT), criado por opositores do coronel Muamar Khadafi e que governa a Líbia interinamente, falarão em nome do país na Assembleia Geral da ONU, que será aberta na próxima semana.

Em agosto, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que já mantinha contatos informais com representantes do movimento contrário a Khadafi, embora não reconhecesse o CNT como governo líbio.

O reconhecimento do governo interino foi obtido na ONU por 114 votos a 17, a despeito da oposição de parte dos países da América Latina e da África, e permitirá que o presidente do CNT, Mustafa Abdul-Jalil, participe da Assembleia Geral, em Nova York.

Ainda nesta sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU suavizou diversas sanções contra a Líbia, incluindo as direcionadas à estatal de petróleo e ao Banco Central do país.

Formado por 15 países, o Conselho aprovou ainda, por unanimidade, uma resolução que estabelece uma missão de auxílio da ONU na Líbia.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s