AIEA preocupada com possível dimensão militar do programa iraniano

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está cada vez mais preocupada com a eventual dimensão militar do programa nuclear iraniano, alvo de uma intensa controvérsia entre os ocidentais e a República Islâmica, segundo um relatório obtido nesta sexta-feira pela AFP.

A agência expressa neste documento uma crescente inquietação com a possível existência no Irã de “atividades nucleares não declaradas, passadas ou presentes, nas quais estão envolvidas organizações militares”, segundo o documento.

Isto também envolve “atividades relacionadas ao desenvolvimento de uma carga nuclear para um míssil, em relação as quais a agência continua sem receber informações” por parte do Irã.

A AIEA investiga há oito anos o programa iraniano sem poder determinar se é puramente pacífico, como alega o Irã, ou se tem pretensões militares.

Em uma carta de 23 de junho de 2011 dirigida ao chefe do programa nuclear iraniano. Fereydun Abbassi Davani, o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, reiterou seu pedido para que o Irã cumpra com todas as suas obrigações “para estabelecer uma confiança em nível internacional no caráter exclusivamente pacífico de seu programa”.

A AIEA reúne seu conselho de governadores de 12 a 16 de setembro em Viena.

Fonte: AFP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s